Gerando Falcões celebra seus 15 anos com inauguração da Vila da Dignidade e avança na missão de combate à pobreza
A Gerando Falcões inaugura em 26 de junho, a Vila da Dignidade, espaço criado para fortalecer a atuação da organização no enfrentamento à pobreza e ampliar a formação de pessoas ligadas à sua rede de transformação social. Localizada em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, a iniciativa representa um novo capítulo da trajetória da instituição, que completa 15 anos, e reforça seu compromisso de transformar pobreza em dignidade nas favelas e periferias do Brasil.
Concebida como um espaço de treinamento, vivência e experimentação, a Vila da Dignidade será destinada a colaboradores, líderes sociais, mentores sociais e demais pessoas conectadas à atuação da Gerando Falcões. A proposta é promover autonomia, acolhimento e oportunidades alinhadas à meta pública da organização. A estrutura foi planejada para funcionar como um ambiente de convivência e imersão.
A construção da Vila da Dignidade tornou-se possível a partir da doação do terreno feita pela família Kraus Debus, em 2025. O espaço também contou com o trabalho voluntário de Isabela Portugal Freiberger, responsável pelo projeto e execução do design de interiores da vila. As obras foram viabilizadas a partir de doações de amigos no aniversário de Jorge Paulo Lemann, que converteram presentes em apoio à causa.
“A Vila da Dignidade nasce como um símbolo do que conseguimos construir ao longo desses 15 anos. O espaço representa um ambiente pensado para fortalecer pessoas, ampliar conexões e impulsionar a transformação social que queremos gerar nas favelas do país”, afirma Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
15 anos e uma meta: 1 milhão de pessoas em dignidade até 2035
Fundada a partir da convicção de que a pobreza é uma invenção humana e pode ser enfrentada com soluções estruturadas, escaláveis e conectadas aos territórios, a Gerando Falcões completa 15 anos consolidando um modelo de atuação voltado à promoção da dignidade. O que começou como uma iniciativa local evoluiu para uma rede que conecta mais de 1.500 organizações sociais, setor privado, poder público e lideranças comunitárias com o objetivo de ampliar oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao longo desse período, suas iniciativas já beneficiaram mais de 5,5 mil favelas nos 26 estados e Distrito Federal. Os projetos da ONG visam a superação da pobreza em favelas e periferias por meio do empoderamento econômico, moradia digna, saúde, autonomia da mulher, primeira infância, educação, esporte, lazer, cidadania e cultura de paz e geração de renda.
Ao celebrar esse marco, a organização também reforça um novo horizonte para sua atuação: contribuir para tirar 1 milhão de pessoas da pobreza e levá-las à dignidade nos próximos 10 anos. A meta reflete a visão de longo prazo da Gerando Falcões de ampliar o alcance de soluções já testadas e fortalecer um ecossistema capaz de gerar transformação social em escala, mantendo o território e as pessoas no centro da estratégia.
“Quando começamos, há 15 anos, não sonhávamos em construir uma organização grande, mas sim em provar que pobreza não é destino e que o talento está distribuído em todos os territórios. Hoje, olhamos para essa trajetória com gratidão, mas principalmente com senso de responsabilidade. O que construímos até aqui mostra que é possível transformar realidades quando sociedade civil, empresas, governos e lideranças locais atuam juntos. Os próximos 10 anos serão sobre ampliar esse impacto e contribuir para levar 1 milhão de pessoas da pobreza à dignidade, porque o contrário da pobreza não é riqueza, mas sim é dignidade”, explica Lyra.
A Vila da Dignidade também contou com apoio de parceiros e empresas para materiais de construção, mobiliário e equipamentos diversos como: Cassol, Isabela Portugal Freiberger, Líder, Mondial, OM Incorporadora, OMA Elisabeth Kraus Debus, Ornare, Quadras Beach Tennis Brasil – Cauê Moreno, Sincol, família Balvedi, Tigre, Tramontina, Jorge Paulo Lemann, e Gabrielle Zitelmann.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma visão audaciosa: transformar a pobreza das favelas e periferias em dignidade antes de Marte ser colonizado. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA.
Da Redação do Jornal na Net
